História

A história do Setor de Educação Profissional e Tecnológica inicia em 1914 quando o Colégio Progresso foi doado à Universidade Federal do Paraná. Em 1990 o Colégio passa a denominar-se Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná. Foi elevada à categoria de Setor em 1997 e classificada como unidade integrante da UFPR.

O Conselho Universitário da UFPR reunido no dia 27 de agosto de 2009 aprovou a reestruturação da Escola Técnica, passando a denominar-se Setor de Educação Profissional e Tecnológica – SEPT, consolidando o ensino profissionalizante na instituição e firmando o apoio à criação do Instituto Federal no Paraná, proposto pelo MEC.

A proposta de ampliação da educação profissional no Brasil estabeleceu as diretrizes atuais para o processo de integração das instituições federais de educação tecnológica foi definida basicamente pelos Decretos nº 2.208/97 e nº 6.095/07 contribuíram para implantar as novas instituições e o novo Setor.

A nova unidade da UFPR ocupa as instalações do antigo Setor Escola Técnica, atua no ensino, pesquisa e extensão com objetivo de promover a educação profissional e tecnológica. Atualmente, o SEPT oferta um programa de mestrado, oito cursos tecnólogos e dois cursos técnicos, além de coordenar outros programas e projetos inscritos na pesquisa e na extensão, além de participar ativamente dos órgãos colegiados e na gestão da UFPR.

O que é?

O Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) é a unidade de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Paraná que coordena os cursos de educação Profissional e Tecnológica, a ele vinculados, em todos os níveis. O SEPT oferece cursos de formação profissional para jovens e adultos atuarem em funções técnicas profissionais, segundo a área de identificação, atendendo as demandas regionais.

A educação desenvolvida pelo SEPT articula o ensino regular ao mundo do trabalho, por meio das ações educativas, teórico-práticas, em constante interação com as novas tecnologias, a partir das contradições sociais marcadas por demandas especificas, contribui na preparação dos sujeitos que buscam a superação e com a promoção do desenvolvimento socioeconômico e ambiental.

A formação educacional do SEPT busca capacitar a coletividade com conhecimentos gerais e específicos indispensáveis para chegar à verdade, segundo a concepção dialética da sociedade, na relação do homem com o mundo.

Missão
Promover a educação, o ensino, o desenvolvimento científico, profissional, tecnológico e cultural, visando, sobretudo contribuir para uma adequada qualidade de vida às gerações atuais e futuras.
Promover a formação e capacitação de cidadãos buscando o permanente desenvolvimento da vida produtiva, sendo responsável, no âmbito da UFPR, pelo desenvolvimento e pesquisa da Educação Profissional e Tecnológica nas dimensões definidas pelo artigo 39 da Lei nº 9394/96.
Contribuir para a solução dos problemas de interesse da comunidade, sob a forma de cursos, estudos, eventos e serviços.
Construir propostas multidisciplinares, articulada com outros setores no interesse da UFPR, vinculadas ao mundo do trabalho e a prática social.
Buscar a inclusão de novos modelos que agreguem os conhecimentos técnicos e as competências profissionais aos conceitos humanísticos, éticos, artísticos para a capacidade de autoaprendizagem, o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal e social, introduzindo na sociedade, profissionais com visão e competências diversas, capazes de executá-las com sabedoria.
Papel

A Reitoria avalia como importante e necessário o papel do Setor de Educação Profissional e Tecnológica podendo co-participar da oferta de cursos e/ou Programas, em todos os níveis, com outros Setores da Universidade ou com outras Instituições, devendo estar, neste último caso, amparada mediante convênio estabelecido entre a UFPR e a respectiva instituição.