Tecnologia em Comunicação Institucional

PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO 2021 – Curso TCI SEPT/UFPR

Ensino remoto – atendimento on-line

Importante: neste período NÃO temos atendimento presencial

 

 

Link da COAFE para preenchimento do Termo de Compromisso de Estágio (TCE):

www.prograd.ufpr.br/portal/coafe/ue

 

 

Informações importantes sobre os procedimentos gerais:

 

1) Leia atentamente o Manual de Estágios da UFPR

 

Quanto à situação do(a) estudante de TCI:

 

  1. a) Modalidade de estágio: não obrigatório
  2. b) Instituição de ensino do estudante: UFPR
  3. c) Local de realização do estágio: UFPR ou externo

 

2) Antes do(a) estudante preencher o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) on-line (http://200.17.193.102/tela_estagio_formularios), o plano de atividades de estágio deve ser enviado ao e-mail da Comissão Orientadora de Estágio (coetci@ufpr.br) a fim de que se designe o(a) orientador(a) de acordo com as disciplinas correlacionadas com as atividades listadas no plano.

 

3) Após preencher o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) on-line e colher todas as assinaturas (supervisor do estágio e estudante), incluindo o campo com os dados do orientador da UFPR, o(a) estudante deve digitalizá-lo em formato PDF.

 

4) O(a) estudante deve preencher digitalmente a ficha de estágio disponibilizada pela COE do TCI antes de enviar o termo de estágio.

 

A ficha está disponível no seguinte link:

http://www.sept.ufpr.br/portal/comunicacaoinstitucional/documentos-do-curso

Formulários => Ficha Estágio COE

 

5) Após o preenchimento da Ficha da COE o(a) estudante deve enviar o termo de estágio, devidamente assinado e digitalizado no formato PDF, via e-mail para coetci@ufpr.br, que providenciará as assinaturas do orientador, COE e Coordenação de curso, e devolverá o termo assinado para o(a) estudante. Não é possível assinatura digital, apenas documentos em PDF para assinatura manual. Certifique-se que este documento digitalizado encontra-se legível. Termos borrados não serão aceitos pela Central de Estágios da UFPR.

 

6) Após o(a) estudante receber da COE o documento assinado, deverá enviá-lo via secretaria on-line, abrindo a solicitação de “Estágio – Entrega de documento”.

 

7) Lembrando que se for uma renovação de estágio, o Termo Aditivo (PDF), o Relatório do Estágio (PDF) ou a Ficha de Avaliação (PDF) deverão ser enviados em documentos separados na mesma solicitação. Caso seja um encerramento ou cancelamento de estágio, o(a) estudante deverá enviar os respectivos documentos, incluindo a Rescisão do Estágio (PDF), o Relatório do Estágio (PDF) e a Ficha de Avaliação (PDF), com as assinaturas e em documentos separados à COE. Ao recebê-los assinados, também devem ser encaminhados via Secretaria On-line.

 

8) Após o recebimento desses documentos, a Secretaria do curso abrirá o processo no SEI e enviará o número do processo à COE. O SEI é um sistema interno da UFPR em que os responsáveis direcionam o pedido de estágio do(a) estudante para a PROGRAD/UE analisar.

 

9) Após a verificação do processo pela PROGRAD/UE, o(a) estudante será avisado pela Secretaria do curso, via secretaria on-line, incluindo o envio da liberação do estágio assinado digitalmente, e só então o estágio poderá ser iniciado. Em caso de cancelamento, receberá o documento oficializando o término do estágio.

 

10) MUITO IMPORTANTE: Conforme o Manual de Estágios da UFPR, as atividades de estágio só poderão ser iniciadas após a entrega de documentação e sua aprovação pela PROGRAD/UE. Assim, sugerimos que o primeiro contato com a COE, que dá início aos trâmites de documentação, deve ser feito com pelo menos 10 dias ÚTEIS de antecedência da data de início do estágio. Não é permitida a homologação de pedidos com data retroativa ou com documentação pendente (estágios anteriores sem encerramento formal via UFPR ou documentos pendentes para solicitação do novo estágio).

 

Outras informações relevantes:

 

1) O Manual de Estágios do TCI/UFPR está disponível no site do curso de TCI (www.sept.ufpr.br/portal/comunicacaoinstitucional/documentos-do-curso).

 

Você pode consultar também o site da PRORADE/COAFE (http://www.prograd.ufpr.br/portal/coafe/ue) para mais informações.

 

2) Devido a pandemia e a recomendação de trabalhos 100% remotos, a COE não atende presencialmente. Assuntos referentes aos estágios deverão ser tratados via e-mail (coetci@ufpr.br). Não serão aceitos documentos enviados por outros meios como redes sociais, por exemplo.

 

Lembramos que o prazo de retorno aos estudantes dependerá das demandas da Secretaria e da COE, respeitando a ordem de chegada dos pedidos de estágio.

 

*** O(a) estudante deve obrigatoriamente ler as orientações do Manual de Estágios da UFPR antes de entrar em contato com a COE.

 

**** Dúvidas de estágio serão tiradas somente via e-mail.

 

3) Caso o seu contrato seja pelo CIEE ou UTFPR, digitalize-o e envie normalmente seguindo os procedimentos citados neste documento. Nesse caso, não há a necessidade de preencher o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) on-line, mas deverá seguir as demais etapas mencionadas.

 

COE – TCI

Atualizado em 11 de maio de 2021.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Tecnologia em Comunicação Institucional
Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1225
Telefone: Clique aqui
CEP: 81520-260 - Jardim das Américas - Curitiba (PR) - Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Tecnologia em Comunicação Institucional
Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1225
Telefone: Clique aqui
CEP: 81520-260 - Jardim das Américas - Curitiba (PR) - Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - Tecnologia em Comunicação Institucional

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC (Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação) da UFPR