SEPT

comitedepesquisa projetos manual grupos IC auxilioefomento


PRPPG (Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação)

 

CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico é um órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para incentivo à pesquisa no Brasil. Diversos editais são abertos durante o ano, permitindo tanto a participação individual quanto institucional conforme o caso.

Manual para Solicitação de Auxílio ao CNPQ

Site do CNPq: http://www.cnpq.br/
 

CAPES
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do país. Boa parte dos editais é voltada à formação e ao aperfeiçoamento por meio de cursos ou estágios envolvendo pós-graduação.

 

Acesso ao Portal de Periódicos http://www.periodicos.capes.gov.br/
Sistema WebQualis para classificação de periódicos http://qualis.capes.gov.br/webqualis/principal.seam

 

Site da CAPES: http://www.capes.gov.br/

 

FUNDA√á√ÉO ARAUC√ĀRIA
A Fundação Araucária é a agência estadual que promove o desenvolvimento científico e tecnológico no estado do Paraná. Segundo a Constituição do Estado do Paraná:

 

    • Art. 205. O Estado destinar√°, anualmente, uma parcela de sua receita tribut√°ria, n√£o inferior a 2%, para o fomento da pesquisa cient√≠fica e tecnol√≥gica, que ser√° destinada em duod√©cimos, mensalmente, e ser√° gerida por √≥rg√£o espec√≠fico, com representa√ß√£o parit√°ria do Poder Executivo e das comunidades cient√≠fica, tecnol√≥gica, empresarial e trabalhadora, a ser definida em lei.

 

Diversos editais são abertos durante o ano, permitindo tanto a participação individual quanto institucional conforme o caso.

 

Site da Fundação Araucária: http://www.fappr.pr.gov.br/

 

FINEP
A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), √© uma empresa p√ļblica brasileira de fomento √† ci√™ncia, tecnologia e inova√ß√£o em empresas, universidades, institutos tecnol√≥gicos e outras institui√ß√Ķes p√ļblicas ou privadas, sediada no Rio de Janeiro. A empresa √© vinculada ao Minist√©rio da Ci√™ncia e Tecnologia.

Existem duas formas de financiamentos dispon√≠veis, s√£o eles: financiamentos reembols√°veis e n√£o-reembols√°veis, que abrangem diversas √°reas de desenvolvimento cient√≠fico e tecnol√≥gico. Pesquisas b√°sicas ou aplicadas, inova√ß√Ķes e desenvolvimento de produtos, servi√ßos e processos, entre outros projetos como implanta√ß√£o de parques tecnol√≥gicos e inova√ß√Ķes em empresas j√° estabelecidas, encontros, semin√°rios, congressos e feiras tecnol√≥gicas.

 

Site do FINEP: http://www.finep.gov.br/

 

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
SEPT
Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1225
Telefone: Clique aqui
CEP: 81520-260 - Jardim das Américas - Curitiba (PR) - Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
SEPT
Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1225
Telefone: Clique aqui
CEP: 81520-260 - Jardim das Américas - Curitiba (PR) - Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - SEPT

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC (Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação) da UFPR